top of page

o contador de lorotas - outro cachaceiro. Lá pelas bandas de Milton Brandão, cidade emancipada recentemente, onde antes era antigo povoado Retiro, cercado de paredões rochosos, residia Dona Maria Aparecida, casada com Cristiniano, pai de Crispim. Dizem que esta família morava numa gruta em estado de miséria e pobreza ao extremo. Quando Cristiniano morreu, Dona Maria Aparecida pegou a estrada, trazendo consigo o menino Crispim, rumo a antiga vila de pescadores localizada no (hoje) bairro Poti velho. Maria Aparecida atravessou seu destino ora de carroça, ora a pé. Aqui e ali pedia uma ajuda ou um pouco de comida para o filho. Chegando então ao Canyon do rio Poti, onde pegou carona de pescadores que viajavam de canoa para Teresina. Já em Teresina, se instalou numa casinha de taipa, três cômodos, coberta de palha, miseravelmente pobre. A porta era uma esteira e o banheiro, do lado de fora, era de palha. Para sobreviver, passou a lavar roupa na beira do rio; vendia salgados e doces, e ainda não ganhava o suficiente para seu sustento e o da criança, que mais tarde se tornaria pescador e indubitavelmente na lenda mais conhecida do Piauí: O Cabeça de cuia. Há uma segunda versão, contada por Ricardo, publicitário, namorado de Teresa, um personagem meio louco com visão futurista e ufológica, onde ele cita o grande cabeça, que veio do espaço em tempos remotos e predestinou Crispim.

Sobre

“Diferentemente de qualquer outra forma de arte, o filme é capaz de capturar e mostrar a passagem do tempo, pará-lo, quase possuí-lo no infinito. Eu diria que o filme é a escultura do tempo.”

– André Cavalcanti

SINOPSE do Filme Cabeça de Cuia – A Lenda

 

Enquanto quatro estudantes conhecem a história e a cultura de Teresina, Crispim se transforma em um monstro, após matar a mãe cruelmente. A lenda tem uma versão folclórica e outra ufológica tramada no Castelo de Ogiê. O monstro teria vindo do espaço para atormentar a terra e desvirginar Marias? É o que iremos conferir nesse trailer.

 

Resumo:

 

Solange,Luana, e Mariana são estudantes de história na cidade Teresina de Goiás. As três, decidem que, nas férias querem conhecer um pouco da história, cultura, turismo, lendas e folclore de Teresina – Piauí. Principalmente a lenda do cabeça de cuia. Depois de tudo acertado, pegam o avião e partem para a capital do Piauí. Além de aproveitar a viagem para conhecer novos horizontes da cultura, também vão se deleitar nos pontos e atrativos turísticos do lugar. O convite para o intercâmbio cultural fora feito por Maria Teresa, que está morrendo de saudades da prima Solange, piauiense, que foi morar na outra Teresina ainda pequena; agora, vai rever a família e amigos em sua cidade natal. No boteco de seu Augusto, um bebedor inveterado e diarista conhecido por Armando, espera Venturine,

bottom of page